quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Perguntas Curiosas: Animais

1. Por que ninguém cavalga em zebras?
Esses animais são incorrigíveis. O homem não consegue treiná-los. Imprevisíveis e perigosas, as zebras chutam e mordem quando são refreadas ou encarceradas. Existem exceções, claro, mas estas não são muito confiáveis.

2. Por que os pássaros voam numa formação em V?
Esse tipo de formação ajuda os pássaros a economizar energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é substituído por outro mais descansado.

3. Para que servem os bigodes dos animais?
Os bigodes dos bichos funcionam como um órgão sensorial. Esses pêlos longos captam as características do ambiente em que os animais estão. Por exemplo: no escuro, os bigodes se voltam para a frente, os nervos capturam as informações sobre temperatura e as levam para o cérebro. Se captam calor, pode ser que haja outros animais por perto.

4. Por que alguns ovos têm duas gemas?
Porque durante a ovulação dois óvulos são liberados ao mesmo tempo. E é mais comum isso acontecer com galinhas jovens.

5. Por que o galo canta ao amanhecer?
Quando nasce o dia, ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O canto tem a função de assustar eventuais desafiantes e foi a forma que ele encontrou para controlar seu território. O galinheiro tem somente um galo porque se tivesse dois, apenas um sobreviveria à luta pela liderança.

6. Como os pintinhos conseguem sair do ovo?
Os pintinhos, assim como as demais aves, nascem com um dentinho especial para quebrar o ovo. Depois que fazem o serviço, que demora cerca de dois dias, perdem o dentinho.

7. Se a galinha tem asa, por que não consegue voar?
Na verdade, a galinha voa, mas seus vôos são rasantes e curtos, atingindo cerca de 10 metros. Durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar para fugir de predadores; ficar no solo era seguro para essa ave. Assim, ela também não tem muito desenvolvidos os ossos pneumáticos, os sacos aéreos e a musculatura peitoral e das asas, que auxiliam nos vôos das aves migratórias, por exemplo.

8. Algum animal entende a língua dos homens?
De acordo com o zootecnista Alexandre Rossi, muitos animais entendem palavras pronunciadas por nós. Ele enfatiza que, de acordo com testes realizados, os que se mostraram cientificamente mais aptos foram os bonobos (um macaco parecido com chimpanzé), os chimpanzés e os papagaios.

9. Qual o animal selvagem que mata mais gente no mundo?
Parece estranho....mas é o hipopótamo!
Quando um hipopótamo abre sua bocarra, ele não está bocejando, e sim realizando um gesto de ameaça, exibindo seus longos e afiados dentes caninos que são capazes de partir um pequeno barco ao meio. O aspecto destes bichos pode passar uma falsa impressão de docilidade. Na verdade, os hipopótamos são animais destemidos e extremamente protetores em relação a seu bando e suas proles, e capazes de ataques muito agressivos. Hipopótamos são, incrivelmente, os maiores responsáveis pela morte de humanos por animais selvagens, tendo matado mais de 400 pessoas na África.

10. Por que é que as aves não caem quando dormem?
Habitualmente, as aves vivem muito tempo empoleiradas nos ramos das árvores. Ao contrário de nós, que nos deitamos quando precisamos de dormir, a maioria das aves mantém-se num poleiro quando adormece. Para não caírem usam dois pequenos truques...
Em primeiro lugar, seguram-se muito bem ao tronco com as patas enroladas nele.Em segundo lugar, têm um sentido de equilíbrio que nasce com elas. Mesmo quando adormecem, as aves estão sempre a equilibrar-se. E sem terem de pensar em fazer isso: é como respirar, faz-se automaticamente! Adormecem e adoptam uma posição de tal forma equilibrada que o peso do seu corpo fica dividido de forma igual dos dois lados do poleiro.

11. A galinha precisa ser fecundada pelo galo para botar ovos?
Não. A galinha bota ovos independente de ter sido fecundada pelo galo. Mas se o ovo for fecundado, será chocado por cerca de 20 a 22 dias e dele nascerá um pintinho. Os ovos são chocados ou pela galinha ou pela chocadeira, equipamento que simula a umidade e a temperatura da ave mamãe.

12. As aves fazem xixi?
Não, porque elas não têm bexiga para armazenar a urina. Quando ingerem líquidos, estes vão para o intestino, onde são absorvidos, depois passam para o sangue e chegam aos rins, onde são purificados. As impurezas - principalmente uma substância conhecida como urato - se depositam com as fezes numa parte do intestino chamada coprodeu. Nas fezes da maioria das aves existe uma porção esbranquiçada, que é formada pelo urato.

13. Por que os pássaros não tomam choque quando pousam nos fios?
O choque é a sensação da corrente elétrica que passa de um corpo para outro por meio de um terceiro corpo condutor. Quando um pássaro pousa num fio, os dois ficam com o mesmo potencial elétrico (equilíbrio entre o número de prótons - cargas positivas - e elétrons - cargas negativas). O pássaro tomará choque
se ele, pousado no fio, encostar em um outro corpo com potencial elétrico diferente. Nesse caso, ele se tornaria intermediário entre as cargas do fio e de uma árvore, por exemplo.

14. Por que o pato não se molha quando nada?
Porque ele produz uma secreção oleosa embaixo da cauda e com o bico retira o óleo e o espalha pelo corpo. Recobertas por essa secreção, as penas tornam-se impermeáveis. Além disso, a camada de ar que fica entre as penas e o corpo ajuda a manter o pato flutuando.

15. Como os animais ouvem?
De acordo com o zootecnista Alexandre Rossi, cada animal está programado para ouvir em uma determinada freqüência. Muitos deles, inclusive, são capazes de distinguir ultra e infra-sons, imperceptíveis para os humanos. Os elefantes, por exemplo, escutam os gravíssimos infra-sons, presentes em tremores de terra, em alguns ruídos que emitem pela tromba, etc. Os gatos e cachorros, por sua vez, ouvem ultra-sons, agudos demais para as pessoas, e, assim, são capazes de escutar até os ruídos que os ratos fazem entre si. “Para animais que vivem da caça, esta capacidade é primordial, pois o ultra-som possibilita que detectem com precisão a localização da presa”, afirma Rossi. Ele também chama a atenção para o tubarão: “mais do que simplesmente ouvir, este animal sente estímulos elétricos, que denunciam até um coração batendo a alguns metros de distância”. Rossi lembra que algumas espécies chegam a se orientar especialmente por intermédio do som: morcegos e golfinhos utilizam um sistema de emissão e recepção de ultra-sons para “desenhar” o espaço onde estão e se deslocarem com facilidade. O zootecnista também cita os pássaros que, algumas vezes, são capazes de ouvir larvas dentro da madeira ou minhocas cobertas por dez centímetros de terra.

16. Existe algum animal que não bebe água?
O coala, mamífero marsupial presente na Austrália, é um dos animais que não bebem água. Nos primeiros meses de vida, o filhote, que nasce pouco maior que uma abelha, vive dentro de uma bolsa no abdômen da mãe. Ele se alimenta de leite e de uma secreção liberada pelo ânus materno. Quando o aparelho digestivo
está formado, o coala passa a ingerir folhas, ramos e brotos de eucalipto, chegando a consumir até um quilo de alimento por dia. Esses animais não bebem água porque seus pratos favoritos contêm todo o líquido de que precisam. Outros animais, como a garça, a girafa, o rato e certas espécies de coelhos, também são capazes de retirar dos alimentos toda a água necessária para a sobrevivência.

17. Os cangurus conseguem andar para trás?
Esses marsupiais não andam - nem para a frente e muito menos para trás – pois não movem uma perna independentemente da outra, a não ser quando nadam. Por isso, passam a maior parte de suas vidas saltando. “Eles usam a cauda, grossa e pesada, como ponto de apoio para seus saltos”, descreve Mara Cristina Marques de Ângelo, bióloga do setor de mamíferos do Zoológico de São Paulo. Ela poderia dificultar seus movimentos caso os bichos quisessem usar a marcha ré. “Isso não acontece com freqüência, mas é possível que o canguru salte para trás, especialmente se estiver em perigo”, completa a bióloga.

18. Como o beija-flor consegue voar para trás?
Luís Fábio Silveira, biólogo curador do Museu de Zoologia de São Paulo, explica que vários fatores fazem com que o beija-flor seja a única ave capaz de voar para trás. Em primeiro lugar, a articulação de seus ombros é muito flexível e, portanto, pode ser movimentada mais livremente do que a de outras aves.
A asa, em contrapartida, é pouco flexível, fazendo com que o conjunto se comporte como uma hélice. “Esta hélice, aliada a potentes músculos peitorais, faz com que o beija-flor seja capaz de se movimentar em qualquer direção”, afirma o estudioso.

19. Quando a coruja canta?
As corujas, assim como as demais aves, cantam principalmente para marcar seu território. De acordo com o biólogo Luís Fábio Silveira, especialista em aves, nem todas cantam à noite: “as espécies do gênero Glaucidium (caburés) podem se manifestar durante o dia, até mesmo nas horas mais quentes”, detalha. Ele
explica que, em geral, o canto destas aves é bastante variável, sendo difícil encontrar um padrão para todas as espécies: “algumas emitem um assovio melodioso, ao passo que outras têm vozes guturais”, explica o biólogo.

20. Para que servem as listras das zebras?
As listras das zebras têm como principal utilidade camuflar os bichos de seus inimigos naturais. Você provavelmente irá se perguntar como esses mamíferos em preto e branco conseguem ser confundidos com qualquer outra coisa em meio às savanas africanas. A resposta é simples: seus principais inimigos, os leões, não distinguem cores. Portanto não importa se elas são brancas, pretas, verdes ou vermelhas; o importante é que haja contraste. O disfarce é ainda mais perfeito pelo fato delas andarem em hordas. Assim, ao andarem em velocidades e para lados diferentes, o leão não consegue perceber onde acaba um animal e começa outro, atrapalhando-se no momento de criar um método de ataque. Esse tipo de defesa privilegia mais ainda as zebras fracas que não conseguiriam escapar da afensiva. Além disso, muitos pesquisadores acreditam que o padrão individual da "estampa" de cada uma sirva como uma impressão digital, facilitando o reconhecimento entre os membros de diferentes bandos.

21. Por que os cães cheiram o rabo dos outros animais?
Na região do ânus dos cães há uma glândula de cheiro que identifica cada animal, como uma espécie de impressão digital para os humanos. Esses odores fornecem muitas informações sobre o bicho. Além disso, antes de serem domesticados, os cães identificavam o líder da matilha pelo cheiro do ânus, pois desta forma sabiam se ele estava comendo freqüentemente – e portanto defecando com freqüência – e se estava ingerindo a melhor parte da caça, que possui um cheiro diferenciado e é de propriedade do líder. Quando um cão quer mostrar autoridade, ele levanta o rabo como se tivesse orgulho do cheiro do seu ânus. Por outro lado, um animal submisso age de forma inversa, escondendo a sua cauda.

22. Até que altura as aves podem voar?
Aves já foram vistas no alto do Monte Everest (oito mil metros de altura) e até mesmo voando paralelas a aviões!

23. Por que os leopardos dormem em árvores?
Porque gostam de dormir onde guardam a comida. Nos galhos os leopardos podem relaxar, sabendo que a carne que levaram lá pra cima está a salvo de outros animais. E do alto, podem espreitar a sua caça. O rabo do leopardo tem quase um metro de comprimento e ajuda no equilíbrio do bichano sobre os galhos das árvores.
Os filhotes nascem em locais protegidos chamados covis. Com um mês ou dois, começaram a desenvolver sua habilidade pra escalar.
Não Existe dois leopardos com o mesmo padrão de pintas.
Panteras negras são leopardos com pêlos tão escuros, que não enxergamos as pintas.
Um leopardo macho pode medir quase três metros, do focinho à ponta do rabo.

24. Qual é a girafa mais alta que já se teve notícia?
A girafa mais alta de que já se teve notícia viveu em meados do século XX, em um zoológico no Quênia, e chegava aos 5,8 metros de altura.

25. Por que na Índia a vaca é considerada um animal sagrado?
Um dos motivos é que, para os praticantes do hinduísmo, religião que predomina na Índia, a vaca é considerada um animal perfeito, pois existe desde a época do paraíso, chamado de Satyuga. Há várias lendas contando que Krishna, o príncipe da Satyuga, tinha uma vaca de estimação. Como ela é dócil, também se acredita que o animal seja uma expressão de espiritualidade. Segundo os hinduístas, a vaca representa o último estágio na escala das encarnações. O animal também tem uma grande importância social. Como 80% da população é vegetariana, o leite é muito importante na dieta e está na base da culinária dos hindus.

26. Porque os gatos sempre caem nas quatro patas?
Embora gatos sejam escaladores bastante eficientes, algumas vezes eles caem e, quando isto acontece, entra em ação um mecanismo bastante interessante, que faz com que seu corpo se endireite rapidamente.
Quando começa a cair, com o corpo virado para baixo, inicia-se uma reação automática na cabeça e no rabo do gato. Inicialmente, a cabeça gira até ficar de frente para o chão. Logo as patas dianteira se colocam perto da face, para protegê-la do impacto. Uma fração de segundo depois, a parte superior da espinha é alinhada com a cabeça. As patas dianteiras se esticam preparando-se para a aterrissagem. O gato então torce a parte traseira de modo a alinha-la com a frente do corpo. Finalmente, quando está bem próximo ao solo, o gato estica todas as quatro patas em direção ao chão e arqueia as costas, de modo a reduzir a força do impacto. É interessante notar que, durante todo o movimento, o rabo está ereto e girando como um propulsor, ajudando a equilibrar o corpo.
ATENÇÃO: Esse mecanismo só funciona quando o gato cai de uma altura pequena.

27. Gato tem umbigo?
Sim, mas ele não se parece com o umbigo de um humano. O umbigo dos gatos é uma longa cicatriz, quase sempre coberta por pêlo, localizada logo abaixo da caixa torácica.

28. Por que os filhos do porco se chamam leitão?
Segundo o professor de português Hudinilson Urbano, o termo leitão deriva de leite, "uma vez que se trata de filhotes que estão na fase de 'mama'", justifica. No ano de 1059, em Portugal, foi registrada a forma leitones em Portugal (segundo Dicionário Etmológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado).
Leia Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me