quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Você sabia?

O corpo é formado por 70% de água, que corresponde à metade de nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células; e regula a temperatura.

Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio de urina, suor e respiração
O intestino delgado mede de 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metro, mas é três vezes mais largo.

O homem tem 46 cromossomos, que contêm os genes que determinam as características de cada pessoa, como cor dos olhos e formato do rosto.

A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para 36 graus durante a madrugada.

As impressões digitais formam-se de 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e li>
À excepção de casos raros, provocados por distúrbios cerebrais, não existe mudez autêntica no ser humano. Os indivíduos que conhecemos como surdo-mudos, na verdade são apenas surdos de nascença. Como não podem ouvir o som das palavras, não aprendem a falar a não ser por métodos especiais. Quando a ciência encontrar maneira de fazer essas pessoas ouvirem, terá encontrado também a solução para o problema da chamada surdo-mudez.

O óvulo é a maior célula humana.

Existem 26 bilhões de células num recém-nascido e 50 trilhões num adulto.
O pomo-de-adão é uma saliência do osso hióide, junto à laringe, um dos órgãos envolvidos no processo de fala. Esse crescimento é determinado por hormônios masculinos, principalmente a testosterona. Esses hormônios costumam ser encontrados em grande quantidade apenas nos homens, principalmente na fase da puberdade, por isso apenas eles apresentam o pomo.

Por meio da escamação natural, uma pessoa perde, em média, 1 g de pele por dia.
A pele é o maior órgão de nosso corpo, medindo 2 m² num adulto médio. Sua espessura varia de 0,5 a 6 mm e corresponde a 16% do peso total do corpo. Funciona como uma capa que protege os órgãos internos.

Apêndice é um órgão linfóide de defesa, que fica onde os intestinos grosso e delgado se encontram. Quando fica inflamado, deve ser removido.

Logo após o nascimento, quando o bebê chora, os pais não vêem as lágrimas porque as glândulas lacrimais só começam a produzi-las por volta da terceira semana de vida.
Em certas épocas, a queda de cabelo é mais acentuada, mas isso não significa que estamos ficando calvos. Como os animais, que trocam a pelagem, nossos cabelos também são substituídos (felizmente não todos de uma vez). Estima-se que um fio de cabelo humano dure de 2 a 6 anos.

Temos 639 músculos.

A saliva tem várias funções: lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos numa massa fácil de ser digerida; ajuda a controlar a quantidade de água no organismo (quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, surgindo a sede) e também tem a função de dificultar a cárie, ao circular na boca e remover restos de alimentos e bactérias.

Diariamente, passam pela boca de 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares.

Nos fetos humanos, as orelhas surgem na base do pescoço, só depois ascendendo à sua posição definitiva.

O estomago faz barulho quando está se preparando para receber os alimentos. Este processo acontece nos horários em que a pessoa está acostumada a comer. O estomago contrai-se e as paredes do abdomen funcionam como uma espécie de amplificador.
Os 2 pulmões têm 300 milhões de alvéolos, responsáveis pelas trocas gasosas. Se fossem espalhados pelo chão, cobririam uma quadra de tênis.

Uma pessoa sentada respira de 14 a 18 vezes por minuto.

Uma pessoa inspira 6 litros de ar por minuto. Isso é suficiente para encher 3 bexigas.

Uma pessoa normal tem volta de 1460 sonhos por ano.

Quando comemos, o alimento demora 4 a 8 segundos para chegar ao estômago; e pode permanecer lá por até 4 horas.

O estômago de uma pessoa adulta tem capacidade, em média, de 2 litros, mas pode se contrair ou se expandir, conforme houver necessidade

O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa apenas 340 gramas. Funciona ao ritmo de 72 batidas por minuto - 104 mil por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida. Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia.
O coração da mulher é um pouco mais acelerado; em 1 minuto, bate 8 vezes mais que o do homem. Nos recém-nascidos, bate 120 vezes por minuto.

Em 1 minuto, o coração lança 5 litros de sangue no corpo e bombeia 400 litros de sangue por hora. Tem 2 movimentos: sístole e diástole. A sístole, quando se contrai, faz a distribuição do sangue. Na diástole, ele descansa.

Num adulto, pesa de 280 a 340 gramas.

É dividido em 4 partes: 2 átrios, que recebem o sangue das veias; 2 ventrículos, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.

O horário de maior incidência de ataques cardíacos é das 6 da manhã até o meio-dia.
Para que uma boa imagem se estabeleça na retina, é preciso uma exposição de um décimo de segundo. Os filmes são exibidos em 24 quadros por segundo, velocidade muito rápida para as pessoas distinguirem uma imagem da outra. Elas se misturam e dão a ilusão de movimento na tela.

Um cílio dura de 90 a 150 dias e depois cai. Cada olho tem 200 cílios.
O fêmur, o osso da coxa, é o mais comprido do corpo humano. Numa pessoa de 1,80 metro, ele tem cerca de 50 centímetros. O menor osso, o estribo, fica dentro do ouvido e mede 0,25 centímetros.

Os ossos representam 14% do peso de nosso corpo.

O desenvolvimento do esqueleto humano vai até os 22 anos. No macaco, vai até os 12 anos.

Um adulto normalmente tem 32 dentes, 16 em cada maxilar.

A coluna vertebral tem 33 vértebras.

O nariz pode perceber até 6.850 cheiros diferentes.
Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.
O cérebro atinge seu peso máximo - cerca de 1,36 kg - aos 20 anos de idade. Nos 60 anos seguintes, perde peso a medida que bilhões de células nervosas vão morrendo. Aos 30 anos, o cérebro começa a perder 50 000 células por dia.

As unhas da mão mais usada crescem mais rápido. Nos destros, as unhas da mão direita crescem mais rapidamente, sendo que o mesmo fenômeno é observado nas mãos esquerdas dos canhotos. A unha do dedo médio cresce mais rápido que a dos outros dedos.
O corpo humano carrega cerca de 4 litros de sangue. Eles irrigam uma rede de 200 mil quilômetros de artérias, veias e capilares.

A aorta é a maior artéria do corpo. Mede 5 centímetros de diâmetro e distribui o sangue em todas as partes do coração.

O sangue circula a uma velocidade de 2 quilômetros por hora. Demora, portanto, 15 segundos para chegar de uma mão à outra e 2 segundos do quadril até o pé.

Os cabelos crescem em pequeníssimas cavidades da pele chamadas de folículos pilosos. Os que têm abertura redonda produzem cabelos lisos; os de abertura oval, cabelos ondulados e os de abertura achatada, cabelos crespos.

A córnea não é suprida pelo sangue e absorve o oxigênio necessário diretamente do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me